Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

O que é o Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)?

O que é o Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)?
O que é o Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)?

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é atualmente chamado de Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) e consiste em um tratamento complexo, onde uma medula produtora de células do sangue saudável é colocada no paciente que se encontra com a sua produção celular alterada, seja ela ocasionada por doença maligna ou benigna. Para entender o Transplante de Medula Óssea (TMO), as suas vantagens e os seus riscos, devemos saber que a medula óssea é responsável por produzir as células do sangue como os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, estas células são muito importantes pois exercem a função de defesa do organismo, transporte de oxigênio pelo corpo e realizam os processos de coagulação, respectivamente.


Quando o Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é indicado?

Geralmente o Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado para curar doenças como leucemias, linfomas, anemia aplástica, síndromes mielodisplásicas entre outras ou promover um controle mais prolongado de outras doenças, como o mieloma múltiplo. A decisão pelo TMO dependerá da avaliação do seu médico, da resposta aos tratamentos já realizados e a identificação de risco de sua doença através de um série de exames.


Qual a relação do Transplante de Medula Óssea (TMO) e as células tronco?

Toda célula madura possui uma célula progenitora, também chamada de célula-mãe ou de célula tronco hematopoiética. Estas células existem em pequenos números no sangue e em maior quantidade na medula óssea que é o tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”. Este local pode ser comparado a uma fábrica que produz e renova as milhares de células do sangue todos os dias.


Quais os tipos de Transplante de Medula Óssea (TMO)?

Dentre os tipos de Transplante de Medula Óssea (TMO) mais realizados atualmente, temos o transplante AUTÓLOGO e o ALOGÊNICO.

Transplante de medula óssea autólogo: Neste tipo de transplante o paciente é seu próprio doador. Em algumas doenças hematológicas, o importante é utilizar quimioterapia em altas doses, entretanto, quando se utiliza essas doses elevadas, causamos a morte definitiva da medula óssea. Assim, no TMO autólogo, coletamos a medula óssea saudável previamente e a mantemos armazenada até o momento de devolvê-la ao paciente, após a realização do condicionamento.

A escolha por este tipo de transplante vai depender da avaliação do seu médico e do tipo de doença diagnosticada. Não pode ser utilizada em todos os casos.

Transplante de medula óssea alogênico: Neste tipo de transplante as células-tronco hematopoiéticas são oriundas de outra pessoa que tenha compatibilidade total ou parcial. Esse doador pode ser alguém da sua família como irmãos, pai, mãe (aparentado) ou pode ser um doador voluntário não parente (não aparentado), cadastrado em um bancos de medula óssea como o REDOME/REREME.

Transplante de medula óssea haploidêntico: É um tipo de TMO alogênico em que o doador parente tem apenas metade da carga genética igual ao receptor, ou seja, o doador é 50% compatível com você.

 

Como descobrir a compatibilidade para ser doador de medula óssea?

A escolha do melhor doador é feita através de um teste de compatibilidade que avalia o antígeno leucocitário humano o também chamado de HLA, que é o nosso "código de barras" de identificação da pessoa. É realizado a partir de um exame simples coletado do sangue do paciente e dos candidatos a doador.
O resultado deste exame irá mostrar qual é o grau de compatibilidade. Pode mostrar que você e seu doador são totalmente (100%) compatíveis ou existe a possibilidade de serem apenas (50%) compatíveis ou ainda, de serem distintos, ou seja, nenhuma compatibilidade.

 

Quem pode ser o doador de medula óssea?

O doador parente não tem restrições de idade para a coleta. Deve passar por uma avaliação médica para avaliar seu estado de saúde e ter a intenção voluntária de doar.

Já para um doador ser cadastrado em um banco de medula, existem regras a serem seguidas. O cadastro de doadores voluntários no REDOME é realizado nos hemocentros de todo o país. Os voluntários devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa, incapacitante, neoplásica ou imunológica. Alguns problemas de saúde não são impeditivos para a doação, sendo analisados caso a caso.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo