Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Qual o papel do hematologista e quando é preciso procurá-lo?

Qual o papel do hematologista e quando é preciso procurá-lo?
Qual o papel do hematologista e quando é preciso procurá-lo?

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

O sangue possui diversas células que exercem funções importantes, como transportar oxigênio, fazer as defesas do organismo e evitar sangramentos, por meio da coagulação. Uma alteração ou perda da função em uma das células pode ter graves consequências.

O hematologista trata também de doenças malignas oncológicas, como leucemias e linfomas, que são um grupo de cânceres das células do sistema imunológico.

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Alguns sinais e sintomas também podem sugerir alterações no sangue e merecem ser reportados ao especialista, como o aparecimento de manchas roxas pelo corpo que demoram a sair, infecções de repetição, aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axila e virilha, sangramentos intensos, dificuldade em cicatrizar lesões, dentre outros. Nesses casos, quanto antes o médico hematologista for consultado, haverá mais probabilidade de tratamento e cura. No Brasil, só em 2020, são estimados 5.920 novos casos de leucemia em homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. Entre as mulheres, essa estimativa é de 5.450.

Não existe outra maneira de se prevenir do que a realização de exames de rotina. Em caso de mudanças nos resultados, é essencial procurar o médico.

Na Bio Sana's, temos uma equipe especializada em hematologia para atender as diferentes doenças dessa área da medicina. Conte conosco.

Referência:

Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ministério da Saúde. https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer Acesso em: mar. 2020

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo