Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

31 de março: Dia Nacional da Saúde e Nutrição

31 de março: Dia Nacional da Saúde e Nutrição
31 de março: Dia Nacional da Saúde e Nutrição

A evolução da ciência e da tecnologia de alimentos tem demonstrado que a alimentação possui grande influência sobre a saúde do indivíduo e que uma dieta inadequada pode estar relacionada a manifestações de algumas patologias. O termo Alimentos Funcionais é decorrente desses estudos e pesquisas.

Alimentos Funcionais são aqueles que fazem parte da dieta comum e, além do fornecimento de nutrientes básicos, apresentam benefícios para o funcionamento metabólico e fisiológico, refletindo na saúde física e mental. Estão relacionados com a prevenção e redução do risco de algumas patologias, como anemias, e com a manutenção da saúde, o que impacta positivamente na cicatrização de feridas e na melhora do desempenho do sistema imunológico.

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, e quanto aos benefícios que promovem:

  • ANTIOXIDANTES: proteção das células sadias contra a ação oxidante dos radicais livres. Principais agentes: carotenoides e flavonoides.
  • COMPORTAMENTO DAS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS: regulação hormonal, renal, gastrointestinal e cardiovascular, entre outras. Principais agentes: prebióticos(1) e oligossacarídeos (fibras).
  • SISTEMA IMUNOLÓGICO: atuação no crescimento, desenvolvimento e diferenciação celular e na redução das enzimas carcinogênicas. Principais agentes: flavonoides, isoflavonas, fitoestrogênio, alicina, carotenoides, glucosinolato e ácidos graxos poliinsaturados.
  • METABOLISMO DE SUBSTRATOS: transformação dos alimentos em substratos energéticos, nutrientes, vitaminas, entre outros, para serem absorvidos pelo organismo. Principais agentes: prebióticos e isoflavonas.
  • SISTEMA CARDIOVASCULAR: prevenção de aterosclerose, infarto do miocárdio, derrame cerebral (AVC), hipertensão arterial e diabetes.  Principais agentes: ácidos poliinsaturados, ácidos fenólicos, flavonoides, isoflavona e fitosteróis.
  • SISTEMA GASTROINTESTINAL: promoção da digestão, absorção e bom funcionamento intestinal. Principais agentes: probióticos(2) e prebióticos.

Além de conhecer agentes funcionais e suas principais fontes (veja ilustração ao final desta matéria), é muito importante fazer as melhores associações entre os diversos alimentos para potencializar a absorção de vitaminas e minerais. Abordaremos este assunto em detalhes, em uma das próximas publicações, mas já destacamos a mais eficiente de todas as associações: hábitos alimentares adequados (consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras) e estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação na ingestão de álcool).

Lembre-se de buscar orientação com um nutricionista de sua confiança.

 

Autoria de: Vanessa Verginassi Sobral, nutricionista (CRN3 – 44728)

 

Nota explicativa:

  1. Probiótico (“pela vida”): suplemento alimentar à base de microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, afetam beneficamente a saúde do homem. Um organismo probiótico deve necessariamente sobreviver às condições adversas do estômago e colonizar o intestino, mesmo que temporariamente, por adesão ao epitélio intestinal.
  1. Prebiótico: componente alimentar não digerível no estômago e que afeta beneficamente o hospedeiro por estimular seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Pode inibir a multiplicação de patógenos.

 

Referências:

ANGELIS, R. C. Importância de alimentos vegetais na proteção da saúde: fisiologia da nutrição protetora e preventiva de enfermidades degenerativas. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2001. 295p.

ANJO, D. F. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. N. 3, v. 2, p. 145-54, 2004.

GARCIA, A. P. M. Alimentos funcionais: contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo: Ponto Crítico, n. 19, jun./set. 2004.

MORAES, F. P. et al., Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia Vol. 3(2), 109-122, 2006

VIZZOTTO, Márcia; KROLOW, Ana C.; TEIXEIRA, Fernanda C.. Alimentos Funcionais: Conceitos Básicos. Rio Grande do Sul: Embrapa Clima Temperado Pelotas, 2010.

 

 

 

 

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo