Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Nova estratégia no combate ao coronavírus em pacientes Hematológicos e pós Transplante de Medula Óssea (TMO)

Nova estratégia no combate ao coronavírus em pacientes Hematológicos e pós Transplante de Medula Óssea (TMO)
Nova estratégia no combate ao coronavírus em pacientes Hematológicos e pós Transplante de Medula Óssea (TMO)

A pandemia que se iniciou em fevereiro de 2020 trouxe grandes desafios aos sistemas de saúde em todo mundo.  O coronavírus SARS-CoV2 se mostrou altamente contagioso, e certos grupos populacionais com características e comorbidades específicas foram associados a maiores taxas de hospitalização e mortalidade quando infectados pelo Covid, dentre eles, os pacientes com algumas doenças hematológicas.

O advento das vacinas contra o COVID no início de 2021 veio para mudar o cenário da pandemia. As diversas vacinas desenvolvidas se mostraram seguras e altamente eficazes em proteger contra casos graves e reduziram drasticamente o número de hospitalizações. Entretanto, alguns estudos demonstram que a eficácia das vacinas contra COVID-19 é reduzida em pacientes imunossuprimidos e aqueles em tratamento quimioterápico. Frente a esta situação, fez-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias proteção ao vírus.

Recentemente foi liberado no Brasil o Tixagevimab/Cilgavimab, uma combinação de anticorpos monoclonais que quando em contato com o coronavírus, se liga a certos receptores virais impossibilitando o vírus de adentrar as células humanas e assim, impede a infecção. Este medicamento comercializado com o nome de Evusheld pela indústria farmacológica AstraZeneca, tem se mostrado uma nova estratégia de proteção para os pacientes hematológicos e imunossuprimidos.

O estudo que trouxe a liberação deste medicamento, denominado estudo PROVENT, teve a participação de mais de 5 mil pacientes adultos com mais de 59 anos ou com uma condição de saúde pré-estabelecida e foi possível demostrar na análise primária que o grupo de participantes que recebeu 1 dose da medicação apresentou redução do risco de desenvolver doença por COVID-19 em aproximadamente 76% em comparação ao grupo que recebeu placebo, e posteriormente pode-se observar a manutenção desta redução de risco por pelo menos 6 meses. Vale ressaltar que não foi observado efeitos colaterais importantes que colocassem à prova a segurança do uso do medicamento no estudo, mostrando-se ser uma droga segura. Essa medicação mostrou-se eficaz também para as variantes em circulação na atualidade, a Delta e a Omicron.

Seu uso é indicado para profilaxia pré-exposição ao SARS-CoV-2, ou seja, para indivíduos que não estejam infectados e sem exposição recente conhecida ao vírus, adultos e pediátricos (12 anos de idade ou mais pesando pelo menos 40 kg) que em decorrência de diferentes condições clínicas, não podem se vacinar ou não desenvolvem defesas adequadas após a imunização contra a COVID-19. O medicamento também está indicado para quem a vacinação com qualquer imunizante disponível contra a COVID-19 não seja recomendada, devido a histórico de reação adversa grave ou alergia a algum componente da vacina contra COVID-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reitera que a profilaxia pré-exposicão com Evusheld não substitui a vacinação para aqueles indivíduos em que ela é recomendada, incluindo as pessoas com comprometimento imunológico moderado a grave, mas que podem de alguma forma se beneficiar da vacinação.

Procure seu médico Hematologista para mais informações sobre como se proteger do coronavírus durante o seu tratamento quimioterápico e Transplante de Medula Óssea (TMO).

 

Texto elaborado pelo Dr. Guilherme Gradim Fabbron , médico hematologista especialista em Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Bio Sana’s e Hospital Leforte da Rede Dasa

 

Referências

  1. Myron J. Levin, M.D. Intramuscular AZD7442 (Tixagevimab–Cilgavimab) for Prevention of Covid-19. N Engl J Med 2022; 386:2188-2200.
  2. JAMA – The Journal of the American Medical Association. Tixagevimab and Cilgavimab (Evusheld) for Pre-Exposure Prophylaxis of COVID-19. JAMA. 2022.
  3. ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Evusheld (cilgavimabe + tixagevimabe). 2022a. Acesso em 5/07/2022.
  4. ASTRAZENECA. Bula – Evusheld tixagevimabe + cilgavimabe. 2022. Acesso em 5/07/2022.
Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo