Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Dia Mundial da Conscientização da Anemia Falciforme

Dia Mundial da Conscientização da Anemia Falciforme
Dia Mundial da Conscientização da Anemia Falciforme

19 de Junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a conscientização da doença Falciforme. Doença genética, hereditária e incurável, essa doença ocorre pela alteração do formato dos glóbulos vermelhos, que assumem a forma de foice, ocasionando diversas complicações e acompanhando a pessoa por toda a vida.

Como parte dessa comemoração, e intuito da disseminação de informações sobre como é viver com a doença, durante os próximos dias a BIO SANA’S postará depoimentos dos nossos pacientes que possuem a Doença Falciforme.

 

Acompanhe o depoimento da paciente Erika

Meu nome é Erika e sou paciente portadora da Anemia Falciforme SS ou Doença Falciforme (DF). Pra quem não sabe o que é a Doença Falciforme, em resumo não se trata de uma simples anemia, ela é uma doença genética hereditária que causa deformidade nas células vermelhas, as famosas Hemácias, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo.

O seu formato de foice impede que esse processo aconteça corretamente trazendo então inúmeras complicações para o paciente, como dores, inflamações, STA (Síndrome Torácica Aguda), comprometimento de alguns órgãos, que na maioria dos casos necessitam de longas internações para o tratamento que é feito com soroterapia, analgesia, transfusão sanguíneas e etc.

Fui diagnosticada aos 5 meses de vida, e cresci ouvindo e entendendo que não teria uma vida normal como a das outras crianças. Tive inúmeras complicações e internações e hoje são 32 anos, superando expectativas, passei pelo Transplante de Medula Óssea, mas infelizmente sem resultados de cura o que é raro mas acontece. Porém, mesmo passando por inúmeras internações e dificuldades ocasionadas pela DF, tive incontáveis complicações e superei cada expectativa de vida que me foi tirada um dia. A luta pela vida continua, tenho toda uma rotina de tratamento minha, e tento lidar de uma forma mais tranquila mesmo quando os dias são difíceis.

Costumo dizer que as minhas Meia Luas (foices) me tornaram quem eu sou, aprendi a conviver com a doença Falciforme de uma forma que eu nunca imaginei. Entender meu processo e tudo que passei me transformou em quem hoje sou, uma pessoa mais forte e mesmo cansada não deixo a peteca cair pois entendi que preciso do meu tratamento para sobreviver, e os dias que eu estiver bem serão os meus dias de cura e aproveito todos eles fazendo tudo que mais gosto, e os dias que não estiver bem vou lutar pela minha vida, esse processo de tantos anos na batalha não me trouxe uma cura física, mas me trouxe a cura espiritual, mental.

Cresci de formas que não teria crescido se tivesse sido tudo mais fácil até aqui. Dentro dessa batalha eu resolvi mostrar a minha história e até mesmo minha rotina hospitalar, internação e etc.

Ganhei pessoas incríveis pacientes, profissionais e até mesmo pessoas que também lutam pela causa somente por amor a minha vida, que hoje são mais que amigos pra mim são como uma família. Infelizmente não podemos "romantizar" a doença Falciforme, pois existe uma alta taxa de mortalidade causada pela própria doença que é rara apenas em conhecimento, hoje eu luto para que haja conscientização, peço que falem, que mostrem, que façam barulho para que as pessoas possam conhecer e entender o que é a Doença Falciforme que é uma doença grave e necessita de cuidados rigorosos, para que parem de acontecer tantas negligências por falta de conhecimento.

Hoje faço acompanhamento com o Dr Roberto na BIO SANA’S, e no Hospital alemão Oswaldo Cruz, trabalho, estudo, danço, e vivo um dia de cada vez na esperança de que um dia a cura chegue pra mim e pra todos os meus irmãos de foice.

 

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo