Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo

Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo
Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo

Atuação do Fisioterapeuta no Tratamento do Mieloma Múltiplo (MM).

A dor óssea é um dos sintomas mais comuns do paciente com Mieloma Múltiplo. Além do quadro álgico, há riscos de fraturas espontâneas, o paciente tem baixa mobilidade e diminuição da qualidade de vida. Estudos indicam que os exercícios físicos melhoram a condição física em pacientes com câncer, porém é necessária precaução no desenvolvimento e na aplicabilidade dos exercícios.

As lesões que acometem os ossos não são uma contraindicação absoluta à Fisioterapia, mas ao realizar o plano fisioterapêutico, precauções adicionais devem ser seguidas para reduzir os riscos de fraturas. Movimentos que aumentam as forças de compressão ou cisalhamento, atividades de alto impacto ou mobilizações articulares de amplitude final, devem ser modificados de acordo com a condição clínica do paciente.

A fadiga é outro sintoma presente em pacientes com Mieloma Múltiplo. Neste caso, deve-se ter cuidado com o repouso excessivo, pois a inatividade, gera o descondicionamento físico e a perda da capacidade funcional. O exercício é um dos recursos para interromper este ciclo.

Antes de realizar a prescrição de exercícios adequados e personalizados, o fisioterapeuta deve atentar-se para o estado geral do paciente, exames radiológicos e nível de plaquetas, hemoglobina e hematócrito. Nos casos de transplante de medula óssea (TMO), todos os cuidados para se evitar infecção para o paciente são cabíveis.

Ambulatorialmente, o plano fisioterapêutico deve contemplar analgesia, exercícios aeróbicos e resistidos, treino de marcha, coordenação e equilíbrio. Vale ressaltar que toda prescrição de exercício deve considerar as condições clínicas do paciente, intensidade do exercício e períodos de repouso.

 

Cocks  K, Cohen  D, Wisløff  F, et al.  EORTC quality of life group. An international field study of the reliability and validity of a disease-specific questionnaire module (the QLQ-MY20) in assessing the quality of life of patients with multiple myeloma. Eur J Cancer. 2007;43:1670–1678.

Cormie  P, Adams  D, Atkinson  M, et al.  Clinical oncology Society of Australia Exercise and Cancer Group. Exercise as part of routine cancer care. Lancet Oncol. 2018;19:e432.

Texto elaborado por Tamara Silvia Cardozo, Fisioterapeuta e Educadora Física da equipe da Bio Sana’s de Hematologia / Transplante de Medula Óssea e Dermatologia.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo