Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Quando a ansiedade passa a ser um problema médico?

Quando a ansiedade passa a ser um problema médico?
Quando a ansiedade passa a ser um problema médico?

Coração acelerado, mãos suando e muita preocupação. Estes são sinais típicos de ansiedade, um sentimento natural diante de certas situações importantes da vida, como, por exemplo, uma entrevista de emprego. No entanto, algumas pessoas se sentem ansiosas sem motivo e com muita frequência, a ponto de atrapalhar as atividades do dia a dia. Isso pode significar que elas têm um transtorno de ansiedade.

O transtorno de ansidade, que é cada vez mais comum e pode afetar até as crianças, não deve ser encarado como uma fraqueza pessoal. Para quem tem o problema, é difícil controlar sozinho seus sintomas físicos e mentais.

Tipos de transtornos de ansiedade

Quando a ansiedade se torna um problema médico, ela pode se manifestar de diversas formas. Conheça algumas delas:

  • Transtorno de ansiedade generalizada - a pessoa não consegue relaxar, está o tempo todo preocupada e, muitas vezes, por coisas pequenas e comuns. Quem sofre desse transtorno pode ter problemas para conseguir dormir.
  • Transtorno de pânico - de repente, a pessoa é tomada por uma sensação de medo e ansiedade, que vem acompanhada de dificuldade para respirar, coração acelerado, tontura e tremedeira. Durante um ataque de pânico, a pessoa muitas vezes acha que está tendo um ataque cardíaco.
  • Fobia social - a pessoa fica apavorada com a ideia de ir a festas ou encontrar pessoas por sentir vergonha e preocupação de ser julgado ou vista de forma negativa pelos outros.
  • Fobia específica - você já deve ter conhecido alguém que entra em desespero quando vê uma aranha ou morre de medo de altura. Pessoas que sofrem de alguma fobia ficam muito ansiosas diante de um objeto ou de uma situação específica e fazem de tudo para evitá-la.

Tratamento de transtornos de ansiedade

Os tratamentos para transtornos de ansiedade costumam trazer bons resultados. Eles podem combinar:

  • Medicação - existem vários medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e variam de acordo com o tipo de transtorno de ansiedade;
  • Psicoterapia - é o aconselhamento com um psicólogo ou psiquiatra, que pode ajudar a entender a causa da sua ansiedade e a desenvolver habilidades para lidar com ela;
  • Técnicas de relaxamento - existem vários métodos de relaxamento, como, por exemplo o controle da respiração, que pode diminuir muito os episódios de ansiedade.

Se você tem ansiedade sem motivo aparente que provoca transtornos que atrapalham a sua vida, procure ajuda médica, nunca se automedique. Só um médico pode fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo