Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

19 de junho - Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

19 de junho - Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme
19 de junho - Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

O dia 19 de junho foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 22 de dezembro de 2008, como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, com o objetivo de dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença.

A doença falciforme é uma doença de origem hereditária de grande prevalência no Brasil e no mundo; sendo mais frequente entre a população afrodescendente.

Estima-se que 4% da população brasileira tenha o traço falciforme (heterozigose) e que 25.000 a 50.000 pessoas tenham a doença em estado homozigótico (SS – Anemia Falciforme) ou na condição de heterozigotos compostos ou duplos (SC, SE, SD, SBetaTAL – Doença Falciforme). Apesar destes números, poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar sobre a Doença Falciforme.

A Doença Falciforme é um distúrbio genético que altera a forma das hemácias, que assumem a forma de meia lua (forma de foice) diminuindo a capacidade de transportar oxigênio. Estas células não circulam adequadamente na microcirculação, resultando tanto em obstrução do fluxo sanguíneo como em sua própria destruição precoce.

O diagnóstico precoce através do teste do pezinho, possibilita acompanhamento médico especializado já na fase inicial de desenvolvimento, o que interfere positivamente na qualidade de vida do paciente. Mas em qualquer fase da vida pode se diagnosticar a doença através do exame de eletroforese de hemoglobina.

O paciente com Doença Falciforme apresenta sintomas como dores fortes nos ossos, fadiga intensa, infecções repetidas, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

Todas as pessoas com Doença Falciforme devem ser acompanhadas regularmente pelo serviço de referência hematológica de sua região ou cidade. Esses serviços deverão ter as condições necessárias para o acolhimento e para a aplicação dos protocolos de prevenção e tratamento.

O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar proporciona melhor qualidade de vida para estes pacientes.

O tratamento normalmente se dá com analgesia, hidratação e com medicamentos que reduzem as crises e o nível de ferro no corpo.

O único tratamento curativo é o Transplante de Medula Óssea, mas novas drogas que aumentam a hemoglobina fetal reduzindo as crises e terapia gênica vem sendo desenvolvidas como esperança de cura para estes pacientes.

 

Referências

- BRASIL. Ministério da Saúde. Doença falciforme: conhecer para cuidar. Brasília, 2015

- Bender M. A., MD, PhD. Sickle Cell Disease. GeneReviews, 2017. Disponível em:

 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1377/ #sickle.Summary

Acesso em: 18 jun. 2019.

- www.saude.gov.br/bvs

 

Texto elaborado pela Enfermeira Miriam Nascimento de Souza, responsável pelo ambulatório multidisciplinar para tratamento de Anemia Falciforme da BIO SANA'S

 

Saiba mais:

https://www.biosanas.com.br/especialidade-info-item/1/anemia-falciforme

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo