Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Inaugurado ambulatório para acompanhamento e tratamento de pacientes com Anemia Falciforme

Inaugurado ambulatório para acompanhamento e tratamento de pacientes com Anemia Falciforme
Inaugurado ambulatório para acompanhamento e tratamento de pacientes com Anemia Falciforme

A equipe BIO SANA’S iniciou o atendimento especializado em Anemia Falciforme, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes através do estudo familiar, diagnóstico precoce, prevenção de complicações e tratamento da doença.

A Anemia Falciforme é uma doença de origem hereditária de grande prevalência no Brasil e no mundo, sendo mais frequente entre a população afrodescendente.

É caracterizada por alteração estrutural na cadeia da betaglobina, levando à produção de uma hemoglobina anormal denominada hemoglobina S. O eritrócito perde a sua forma discoide e assume uma forma alongada como de foice, daí o nome anemia falciforme. Os glóbulos vermelhos em forma de foice não circulam adequadamente na microcirculação, resultando tanto em obstrução do fluxo sanguíneo como em sua própria destruição precoce.

A denominação “Anemia Falciforme” é reservada para a forma da doença quando se herda a alteração genética de ambos os pais e “Traço Falciforme”, quando se herda a alteração de apenas um deles.

O paciente com Anemia Falciforme pode apresentar diversas manifestações clínicas como dores ósseas, no abdomen, infecções repetidas muito graves, podendo ser muito grave e até fatal.  Alguns doentes podem ter crises de anemia mais intensas e mais rápidas, necessitando de transfusões de sangue com urgência, os bebês têm mais infecções e dores com inchaço nas mãos e nos pés, nas crianças maiores as dores são mais localizadas nas pernas nos braços e no abdômen.

O diagnóstico precoce é fundamental para o início de medidas preventivas, como o uso profilático de antibióticos e a imunização, e permite uma abordagem adequada e aconselhamento genético, diminuindo as complicações da doença.

Não há tratamento específico para a Anemia Falciforme: o tratamento consiste em minimizar suas alterações clínicas com medidas profiláticas, como a prevenção das infecções, avaliações oculares, antibioticoterapia, tratamento dos episódios de dor, uso de Hidroxiuréia, transfusões de hemácias quando indicado, quelação de ferro e até transplante de medula óssea em casos específicos. Além disso, é necessária uma alimentação rica em ácido fólico e zinco e uma boa hidratação.

A Anemia Falciforme é uma doença que causa impactos de diferentes proporções na vida do portador. O paciente precisa do apoio da família e principalmente o suporte dos profissionais de saúde, para se estruturar e ter uma vida mais confortável.

Visando o acolhimento do paciente com Anemia Falciforme, a equipe BIO SANA’S inaugurou o ambulatório de Anemia Falciforme. Com equipe multidisciplinar, o ambulatório contará com médico hematologista, enfermeira especializada em hematologia, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiras especializadas em curativo e cuidados com a pele.

O ambulatório de Anemia Falciforme acontece às sextas-feiras na BIO SANA’S, das 8 às 12 horas, e requer agendamento prévio através do telefone 11 5904-1199.

Texto elaborado por Miriam Nascimento de Souza - Enfermeira responsável pelo ambulatório de Anemia Falciforme da equipe de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) da BIO SANA’S.

 

Clique no link para saber mais:

http://www.biosanas.com.br/especialidade-info-item/1/anemia-falciforme

 

 

Bibliografia

-DI NUZZO, D.V.P.; FONSECA, S.F. Anemia Falciforme e Infecções. Jornal de Pediatria, vol. 80, nº 5, 2004

-MANFREDINI, V.; et al, A Fisiopatologia da Anemia Falciforme. Revista Infarma, vol.19, nº 1/2, 2007

-SOUZA, J.M. et al. Fisiopatologia da Anemia Falciforme. Revista Transformar, n° 8, 2016

-CANÇADO, R. D. et al. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para uso de hidroxiureia na doença falciforme. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol. 31, nº 5, 2009

 

 

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo