Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová

Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová
Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová

No dia 28/10/2017, o Dr. Roberto Luiz da Silva participou do simpósio de clínica médica da APM (Associação Paulista de Medicina), onde administrou a aula Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová.

Nessa aula, o Dr. Roberto situou o tema polêmico, demonstrando que muitos pacientes optam pelo tratamento sem receber hemocomponentes (concentrado de glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma) por medo de complicações relacionadas às transfusões (infecções e reações transfusionais, entre outras) ou por convicções religiosas.

Ele abordou a importância da posição médica em respeitar a opção do paciente e a utilização de terapias alternativas como parte do tratamento. Demonstrou a experiência internacional na condução de pacientes que não querem receber transfusão e discutiu transfusão ética e técnica.

Após explanação dos aspectos citados, o Dr. Roberto apresentou dados da experiência da equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) da BIO SANA’S e IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) na realização de transplante de medula óssea sem transfusão de hemocomponentes. A equipe realizou esse tipo de transplante em 19 pacientes desde 2005 com curvas de sobrevida idênticas às observadas com transplante de medula óssea convencional. A não utilização de hemocomponentes não teve impacto na mortalidade precoce, que é o momento mais crítico e quando ocorre a maior parte das transfusões.

Dr. Roberto terminou sua aula reforçando a necessidade de quebra de paradigmas e preconceitos no tratamento médico e de uma relação médico-paciente respeitosa e humana.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo