Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Laserterapia no Transplante de Medula Óssea (TMO) / Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas por Dra. Sandra Bastos Rezende *

Laserterapia no Transplante de Medula Óssea (TMO) / Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas por Dra. Sandra Bastos Rezende *
Laserterapia no Transplante de Medula Óssea (TMO) / Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas por Dra. Sandra Bastos Rezende *

Muitos trabalhos científicos demonstram os efeitos benéficos do laser de baixa potência (LBP), no tratamento da mucosite oral (MO) em pacientes onco-hematológicos. [1]

A MO é uma reação tóxica inflamatória decorrente do tratamento antineoplásico, sendo encontrada em mais de 75% nos casos de Transplantes de Medula Óssea (TMO) / Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH). [2]

A MO induzida consiste no aparecimento de lesões na mucosa oral e gastrointestinal, com presença de eritema (vermelhidão), seguido de edema (inchaço), ulceração e sangramento.

Essas lesões resultam no aumento significativo do risco de infecção local e sistêmica, do uso de analgésicos narcóticos e da necessidade de nutrição parenteral.

A classificação clínica das lesões de MO, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das mais utilizadas e gradua a mucosite com scores que vão de 0 a 4, sendo este último o grau de maior severidade, quando o paciente não consegue se alimentar via oral.

A MO implica em diversas consequências. Com relação ao paciente, a MO causa dor severa e disfagia (dificuldade para engolir), a qual pode evoluir para anorexia; perda de peso e fraqueza, que podem ser potencializadas pela alteração do paladar e xerostomia. A presença de inflamação e injúria tecidual também contribuem para o aumento da susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções oportunistas.

O LBP é utilizado na prevenção e tratamento da MO; reduzindo sua incidência, promovendo analgesia e diminuição da severidade das lesões, por acelerar o processo do reparo tecidual.

Atualmente, o uso LBP tem sido recomendado pela Multinational Association of Supportive Care in Cancer (MASCC) e Internacional Society of Oral Oncology (ISOO), como uma das medidas de prevenção da incidência e severidade da MO. [3]

A laserterapia é preconizada a partir do primeiro dia do condicionamento com altas doses de quimioterapia associados ou não à radioterapia até a recuperação medular. No caso de MO grau 3 ou grau 4, o atendimento é estendido até que o paciente consiga deglutir.

As estratégias básicas para a prevenção e tratamento da MO incluem terapias paliativas como crioterapia, agentes lubrificantes, vitamina E e enxaguatórios bucais; porém, mais recentemente, tem-se indicado a fototerapia com laser de baixa potência (LBP) como um tratamento mais efetivo, promissor e bem aceito pelos pacientes.

O LBP demonstra efeitos básicos: anti-inflamatório, analgésico e de biomodulação . Estes efeitos biológicos associados ao LBP induzem o crescimento celular estimulado, regeneração celular (estimula a síntese de DNA e RNA), produção de ATP, redução do processo inflamatório, edema e formação do tecido fibrinoso, aumenta a produção de colágeno, adesão celular, liberação de opióides endógenos e diminuição da produção de prostaglandina E2 (PGE2). [4]

A terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) é outra modalidade terapêutica do LBP que tem sido proposta para tratar infecções localizadas superficiais, como as de ocorrência na cavidade bucal como a  Candida Albicans. Para isso, as células consideradas alvo da terapia acumulam seletivamente o fotossensibilizador (corante) e são irradiadas com luz localizada. O resultado é um efeito fotoquímico que leva à morte microbiana. [5]

Vale a pena ressaltar que a adequação do meio bucal antes do transplante é importante para eliminação de focos infecciosos e de fatores traumáticos como arestas cortantes de restaurações ou próteses mal adaptadas que possam interferir negativamente durante a internação.

A higiene bucal adequada também é grande aliada na redução do biofilme local, que contribui para a diminuição das infecções oportunistas e inflamação tecidual.

Portanto a Laserterapia associada a higiene bucal e cuidados pré condicionamento para transplante podem ajudar a prevenir a severidade da MO, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente. [6]

 

* Dra. em Odontologia pela USP e responsável pelos cuidados bucais e laser terapia da equipe de Transplante de Medula Óssea (TMO) da BIO SANA'S Serviços Médicos e IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer)

 

[1] Bezinelli LM, de Paula Eduardo F, da Graca Lopes RM, Biazevic MG, de Paula Eduardo C, Correa L, et al. Cost-effectiveness of the introduction of specialized oral care with laser therapy in hematopoietic stem cell transplantation. Hematological oncology. 2014 Mar;32(1):31-9. PubMed PMID: 23625880..

[2] Lalla RV, Bowen J, Barasch A, Elting L, Epstein J, Keefe DM, Cancer. 2014 May 15;120(10):1453-61. PubMed PMID: 24615748. Pubmed Central PMCID: 4164022et al. MASCC/ISOO clinical practice guidelines for the management of mucositis secondary to cancer therapy.

[3] Migliorati C, Hewson I, Lalla RV, Antunes HS, Estilo CL, Hodgson B, et al. Systematic review of laser and other light therapy for the management of oral mucositis in cancer patients. Supportive care in cancer : official journal of the Multinational Association of Supportive Care in Cancer. 2013 Jan;21(1):333-41. PubMed PMID: 23001179.

[4] Karu TI, Pyatibrat LV, Afanasyeva NI. Cellular effects of low power laser therapy can be mediated by nitric oxide. Lasers in surgery and medicine. 2005 Apr;36(4):307-14. PubMed PMID: 15739174.

[5] de Souza SC,Junqueira JC,Balducci I,Koga-Ito Cy,Munin E,Jorge AO. Photosensitization of different Candida species by low power laser light. J Photochem Photobiol B 2006;83(1):34-8.

[6] Campos L, Simoes A, Sa PH, Eduardo Cde P. Improvement in quality of life of an oncological patient by laser phototherapy. Photomedicine and laser surgery. 2009 Apr;27(2):371-4. PubMed PMID: 18800946.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo