Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Manual de orientações para o transplante de medula óssea

Manual de orientações para o transplante de medula óssea
Manual de orientações para o transplante de medula óssea

A enfermeira Bruna Pedro, membro da equipe de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea da BIO SANA'S, participou da elaboração de uma importante obra desenvolvida pela Associação da Medula óssea (AMEO), o manual de orientações para o transplante de medula óssea. Este manual foi lançado no período de 01 a 03 de Junho de 2017, no Evento Capacitar para Curar: curso de capacitação para profissionais das casas de apoio do Estado de São Paulo, realizado pela AMEO. Esta obra foi coordenada pela Dra Adriana Seber e Dra. Carmem Vergueiro. Escrita pela psicóloga Andrea Cristina da Silva.

Vamos conferir como foi o desenvolvimento deste importante manual de orientações aos pacientes que serão submetidos ao Transplante de Medula Óssea (TMO) e seus cuidadores, segundo a psicóloga Andréa Cristina da Silva mestre em Ciência da Saúde e Psicóloga da AMEO.

Com o objetivo de proporcionar informação adequada, com linguagem acessível, a pacientes, cuidadores e profissionais de Casas de Apoio, a AMEO desenvolveu o projeto “Capacitar para Curar”. Este trabalho foi vinculado ao PRONON (Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica) e supervisionado pelo Ministério da Saúde. 

Todo o trabalho foi desenvolvido em 18 meses e contou com uma equipe multiprofissional que incluiu: médicos, enfermeiras, assistente social, nutricionista, psicóloga entre outros.

Inicialmente realizamos uma coleta de dados junto às Casas de Apoio e Centros de Transplante, com o objetivo de identificar os temas relevantes para produção de todo material informativo.

Em todas as orientações sempre ressaltamos que cada Centro de Transplante tem a sua rotina específica de cuidado. E as informações consideradas consenso no cuidado, passaram por revisão de literatura.

Dessa forma, diversas estratégias foram criadas para levar informação atualizada, com linguagem acessível aos pacientes, cuidadores e profissionais de Casas de Apoio. Dentre elas destacamos: “KIT” de “Orientações para o Transplante”, composto por três manuais que abordam cuidados no período pré, internação e pós-transplante. Este material foi produzido com linguagem acessível, ilustrações e metáforas, conta a história de uma paciente com indicação para o transplante e todo o processo de tratamento após a alta hospitalar. Agenda de tratamento contendo orientações sobre organização do tratamento, sintomas relevantes que precisam ser comunicados a equipe médica e formulários específicos para a organização dos medicamentos. Vídeos educativos que contemplam temas do tratamento de maneira lúdica (sexualidade, alimentação; alteração da imagem, entre outros). Site e aplicativo com todo material disponível para “download” e curso de capacitação, com publico alvo de profissionais das Casas de Apoio e Centros de Transplante de Medula Óssea do Estado de SP. 

Esperamos que este trabalho proporcione aos pacientes e cuidadores informação acessível e atualizada possibilitando melhores resultados no tratamento.

 

Foto da esquera para a direita: enfermeira Bruna Pedro, psicóloga Andrea Cristina da Silva, Dra. Carmem Vergueiro e enfermeira Lina Monetta

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo