Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo

Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo
Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo

O Papel do Transplante Autólogo de Medula Óssea no Mieloma Múltiplo

Mesmo após 30 anos do início da sua realização no mundo, o Transplante de Medula Óssea Autólogo (ATMO) para o Mieloma Múltiplo (MM) ainda é o tratamento padrão-ouro para os pacientes que são elegíveis.

A descoberta e disponibilidade de novas drogas, como os agentes imunomoduladores, inibidores de proteossomos e anticorpos monoclonais não foram suficientes para substituir o Transplante de Medula Óssea (ATMO) em primeira linha para uma grande parte dos pacientes, sendo um grande suporte para atingir respostas mais profundas antes de realizar o transplante.

Quais pacientes são candidatos ao ATMO?

Não existe uma regra ou consenso sobre quais pacientes podem ou não realizar o ATMO. Porem, é de extrema importância que haja uma criteriosa avaliação pelo Hematologista. Pela legislação nacional, os pacientes com idade inferior a 75 anos podem ser elegíveis ao transplante, porém sabemos que a idade cronológica não é o principal fator nessa decisão. O status performance do paciente (ou seja, sua capacidade de tolerar o tratamento e autonomia prévia) é hoje o grande fator limitador para a decisão de realizar ou não o ATMO.

O que é o Transplante de Medula Óssea Autologo (ATMO)?

O que chamamos de Transplante Autólogo de Medula Óssea, é referente à administração de uma alta dose de quimioterapia seguida do resgate com as células-tronco do próprio paciente.

Antes de ser realizado o ATMO propriamente dito, é realizada uma estimulação na medula óssea, para uma maior produção e circulação na corrente sanguínea de células-tronco. Essas células são coletas por aférese e reservadas para infusão posteriormente. Em seguida, o paciente recebe a quimioterapia e as células coletas previamente, que irão “repovoar” a medula óssea lesada pela quimioterapia.

O quimioterápico utilizado como tratamento padrão é o melfalano endovenoso em altas doses, geralmente 200mg/m².  Existem alguns estudos clínicos com outras associações e medicamentos.

Qual objetivo do ATMO?

Diversos estudos clínicos comprovaram que a realização de um tratamento quimioterápico de indução, seguido do ATMO, consolidação e manutenção, resultaram em maior tempo de sobrevida livre de progressão (maior tempo sem a doença retornar em atividade) e maior sobrevida global dos pacientes, sendo hoje a estratégia mais utilizada para os pacientes elegíveis.

Por se tratar de uma doença incurável na maioria dos pacientes, o principal objetivo do tratamento no MM é atingir uma resposta boa e duradoura, com a melhor qualidade de vida.

Alguns pacientes com MM de alto risco, se beneficiam de um tratamento mais intensivo, ATMO tandem, que consiste na realização de 2 transplantes de medula óssea autólogos seguidos. Com o objetivo de aprofundar ainda mais a resposta e prolongar o tempo sem a doença progredir.

Concluindo, o ATMO é um dos pilares no tratamento do Mieloma Múltiplo, com resposta e eficácia comprovada. Ao longo dos anos, a terapia foi aperfeiçoada, gerando menores riscos aos pacientes. É de extrema importância discutir com seu médico hematologista a realização do TMO em primeira linha, caso seja elegível para sua realização.   

 

Binod Dhakal MS et al. Autologous Transplantation for Newly Diagnosed Multiple Myeloma in the Era of Novel Agent Induction A Systematic Review and Meta-analysis JAMA Oncology March 2018 Volume 4, Number 3

Al Hamed et al. Current status of autologous stem cell transplantation for multiple myeloma. Blood Cancer Journal (2019) 9:44

Texto elaborado pelo Dr. Lauro Augusto Caetano Leite, médico Hematologista especialista em Hematologia e Transplante de Medula Óssea da equipe Bio Sana's e rede Dasa.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo