Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Escolhendo o melhor hidratante para a sua pele

Escolhendo o melhor hidratante para a sua pele
Escolhendo o melhor hidratante para a sua pele

A escolha de um hidratante pode parecer tarefa fácil. Entretanto, cada tipo de pele exige uma forma de cuidado, e cada hidratante possui composição e ações diferentes. Hidratar significa manter a água na pele e os produtos hidratantes são uma das classes de cosméticos mais importantes no mundo, pois atuam preventivamente, tornando a pele mais resiliente às ações do tempo e do ambiente externo. 

 

As substâncias hidratantes possuem a capacidade de penetrar na camada córnea (camada externa e superficial da pele), agindo profundamente. Estes produtos carregam junto com a água outros ativos em suas fórmulas, como antioxidantes, anti-inflamatórios e vitaminas, dentre outros, que nutrem a pele. Alguns ativos hidratantes conhecidos são: aminoácidos, ceramidas, ácido hialurônico, ureia, glicerina, colesterol e ácidos graxos, dentre outros.

 

O principal mecanismo de um hidratante é sua ação por meio de processos de  oclusão e umectação. 

 

Hidratantes oclusivos formam um filme, uma película na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água pela pele, para que se mantenha a sua hidratação. Este tipo de hidratante tem composição oleosa, o que contribui também para uma maior maciez (emoliência) e suavidade da superfície cutânea. 

 

Hidratantes que agem por umectação apresentam propriedades que absorvem a umidade do ar. Essas substâncias apresentam caráter mais solúvel em água e têm formulações mais leves, indicadas para peles oleosas e com acne. 

 

A escolha de um hidratante varia de acordo com os tipos de pele, que podem ser normal, oleosa, seca ou mista.

 

Pele normal: caracteriza-se por ser bem hidratada e pouco gordurosa. É firme e macia ao toque, pois tem todas as suas funções equilibradas. Neste tipo de pele, a hidratação tem que ser sob medida, sem excessos, com indicação de hidratantes mais oleosos e oclusivos.   

 

Pele oleosa: tem excesso de substâncias sebosas e gorduras, com  tendência à dermatite seborreica e acne. Para este tipo de pele são indicadas formulações hidratantes mais leves, à  base de água, com mecanismos de umectação. 

 

Pele seca: tem aspecto tenso e descamativo, devido à desidratação, sendo  pouco  elástica, facilmente  irritável  e  vulnerável  a mudanças  de  temperatura  e  umidade. Para este tipo de pele é indicada uma formulação hidratante com  produtos que ajudam a repor toda a água que ela precisa para ficar macia e com uma aparência mais saudável. Formulações com agentes umectantes são bem indicadas. 

 

Pele mista: possui áreas mais oleosas e outras ressecadas. É um tipo que exige a escolha de fórmulas hidratantes com ações mistas, que se complementam. Fórmulas umectantes podem ser uma boa escolha. 

 

Nem todas as pessoas conhecem o seu tipo de pele e este é o primeiro passo para a escolha de uma hidratação efetiva. Utilizar formulações que não se adequam ao seu perfil pode anular os benefícios ou agravar desconfortos, como oleosidade,  ressecamentos e outras patologias dermatológicas. Para conhecer o seu tipo de pele, você pode visitar um especialista e fazer uma avaliação com exames físicos e aparelhos desenvolvidos para esta finalidade. Assim, você terá informações corretas para fazer as melhores escolhas. 




 

Referências: 

WANCZINSKI, BRUNA JULIANA, CLAUDIA APARECIDA DIONISIO ROCHA BARROS, and DENIZE DE LOURDES FERRACIOLI. "Hidratação do tegumento cutâneo." Revista Uningá 12.1 (2007).

PAZ, Thaiana da Silva, et al. "Ativos hidratantes e suas funções." XX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (2015).

Costa, Adilson. "Hidratação cutânea." RBM Rev Bras Med 66.Edição Especial (2009).

 

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo