Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Participação da BIO SANA’S no IV Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplante de Medula Óssea (TMO)

Participação da BIO SANA’S no IV Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplante de Medula Óssea (TMO)
Participação da BIO SANA’S no IV Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplante de Medula Óssea (TMO)

Nos dias 31/07 e 01/08/2019, as enfermeiras e gerenciadores de dados Bruna Letícia da Silva Santos Geraldo e Vanessa Aparecida do Nascimento Varjão participaram do IV Encontro de Gerenciadores de Dados em TMO, que aconteceu durante o pré-congresso da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea) em Brasília.

Este ano o encontro contou com a participação de mais de 60 gerenciadores de dados, o que mostra que os centros de transplante de medula óssea estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de agregar esse tipo de profissional às equipes de transplante de medula óssea. 

O gerenciador de dados no transplante de medula óssea é responsável por: coletar informações relacionadas aos tratamentos anteriores, aos acontecimentos durante e após o transplante de medula óssea; organizar esses dados; e reportá-los através de formulários eletrônicos a um centro de pesquisa internacional. O centro de pesquisa analisa esses dados globalmente, observando as tendências de tratamentos e resultados entre os centros de transplante de medula óssea cadastrados pelo mundo, bem como as vantagens e desvantagens dos tratamentos para os diversos grupos de pacientes. Essas análises geram pesquisas e publicações no ramo do transplante de medula óssea, conduzindo o tratamento, ajustando práticas, melhorando a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes.

Foram abordados diversos assuntos, comoa visão geral das atividades de transplante de medula óssea no Brasil; o projeto para capacitação de novos gerentes de dados em transplante de medula óssea, desenvolvido pela AMEO (Associação de Medula Óssea); orientações para os novos centros de transplante de medula óssea; atualizações nos formulários de pesquisa; discussões de casos clínicos de Mieloma Múltiplo (MM) e Leucemia Mielóide Aguda (LMA); e plantão de dúvidas sobre o preenchimento dos formulários. Dentre os temas abordados, destacaram-se a apresentação de dois projetos brasileiros dos quais a BIO SANA’S / IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) participam:

- Projeto CIBMTR: Registro multicêntrico de transplantes de células hematopoiéticas autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR); e

- Projeto Haploidêntico: Transplante haploidêntico em pacientes sem doador HLA aparentado compatível: um estudo prospectivo, multicêntrico, observacional e longitudinal.

E no dia 02/08/2019, o trabalho “Análise de dados demográficos e sobrevida global dos centros de Transplante de Células - Tronco Hematopoiética (TCTH) brasileiros, com a extração de dados pelo Qlikview” do co-participação da Bio Sana’s, recebeu o Prêmio Ricardo Pasquini – Jovem Cientista.

 

Saiba mais:

https://www.biosanas.com.br/especialidade-info/1/transplante-de-medula-ossea

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo