Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da BIO SANA’S participam do Congresso Europeu do EHA (European Hematology Association)

Equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da BIO SANA’S participam do Congresso Europeu do EHA (European Hematology Association)
Equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da BIO SANA’S participam do Congresso Europeu do EHA (European Hematology Association)

No período de 13 a 16 de junho, ocorreu na Holanda o 24º Congresso Europeu de Hematologia, a equipe da BIO SANA'S participou através de seus médicos Dra. Larissa Okada e Dr. Roberto Luiz da Silva. Mais de 12.000 hematologistas de todo o mundo participaram do evento e diversos temas puderam ser discutidos por experts de diversas sub especialidades da hematologia. Muito se discutiu sobre a responsabilidade de tratamento de doenças onco-hematológicas na era do surgimento de diversas novas drogas. A responsabilidade médica se torna ainda maior no sentido de escolhas adequadas das terapias, proporcionando os melhores resultados mas com responsabilidade, mediante a fonte pagadora do tratamento, que poderá ser o estado, seguradora ou o próprio paciente. A responsabilidade se torna ainda maior com o surgimento de novas tecnologias e novas drogas.

O médico europeu preocupa-se de maneira expressiva com o uso racional de medicamentos seguindo preceitos éticos e com base em resultados com evidencias comprovadas cientificamente.

Alguns pontos foram ressaltados por Dr. Roberto tais como, a associação de medicamentos via oral, que quando associados a algumas quimioterapias, podem trazer resultados muito bons com redução na toxicidade associada às quimioterapias mais agressivas, reduzindo custos, oferecendo uma sobrevida global maior e com melhor qualidade de vida para pacientes com diversas doenças oncohematologicas. Dr. Roberto destaca drogas tais como Venetoclax , Ixazomib e outras que em uso como droga única ou associadas a uma quimioterapia poderão trazer bons resultados. Infelizmente, algumas das terapias ainda não estão disponíveis no Brasil, tais como terapia gênica para Anemia Falciforme e Thalassemia, mas os resultados do transplante de medula óssea, tem melhorado muito, com as novas técnicas de transplante não mieloablativos (com menor toxicidade) e com transplante de medula óssea haploidêntico. O novo senário com CAR T Cells também é promissor, mas ainda em caráter experimental e envolvendo  alto custo.

Segundo Dra. Larissa Okada é de fundamental importância que médicos brasileiros possam participar destes eventos internacionais e compartilhar experiências com médicos de outros países, poder observar que muitos dos nossos problemas também são vivenciados por outros profissionais de diversos lugares no mundo. O encontro científico em Amsterdam, salientou a importância de cada vez mais individualizarmos os tratamentos das neoplasias hematológicas como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo de acordo com sua biologia molecular, perfil de co-morbidade e idade de cada paciente, pois observamos que biologicamente cada neoplasia é diferente, mesmo entre os pacientes com o mesmo diagnóstico, o que interfere no tipo de tratamento escolhido e em sua resposta. O surgimento de novas terapias alvo para diversas neoplasias hematológicas que nos foram apresentadas nesse congresso irá possibilitar tratamento individualizado para cada paciente, com perfil de toxicidade mais tolerável e resposta ao tratamento mais efetiva, mesmo para os mais idosos que ainda são privados de alguns tratamentos pelo excesso de efeitos colaterais e alto risco com determinadas terapias.

Dentre as aulas administradas, houve uma aula sobre como se preparar para um acidente atômico e como oferecer suporte com células tronco e possíveis transplantes de medula óssea, caso isto ocorra na Europa ou em qualquer parte do mundo. O tema, nada convencional, demostra claramente a preocupação da comunidade europeia com esta possibilidade e como ter um plano de contingência.

A equipe médica da BIO SANA'S procura estar presente em grande parte dos congressos internacionais com a finalidade de manter o grau de excelência do Serviço, que hoje através dos seus diretores técnicos Dr. Roberto Luiz da Silva e Dra. Maria Cristina Martins de Almeida Macedo, é responsável por dois grandes centros de transplante de medula óssea do Brasil: o Hospital IBCC Oncologia e Hospital São Camilo Ipiranga.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo