Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia: LLC (Leucemia Linfocítica Crônica)

Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia: LLC (Leucemia Linfocítica Crônica)
Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia: LLC (Leucemia Linfocítica Crônica)

A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é a leucemia mais comum no mundo ocidental. Sua incidência é maior em idosos, com mediana de idade ao diagnóstico de 72 anos, e mais homens que mulheres são afetados. Há uma suscetibilidade genética, e familiares de pacientes com LLC possuem maior risco de evoluírem com a doença.

Suspeita-se de LLC nos pacientes com linfocitose (aumento dos linfócitos no sangue periférico), que é a apresentação mais comum da LLC. Podem apresentar também linfonodomegalia, sintomas B (febre, sudorese noturna e perda de peso) ou citopenias (anemia, plaquetopenia, neutropenia) devido infiltração da medula óssea.

O diagnóstico é realizado pela confirmação de linfócitos B monoclonais através de imunofenotipagem do sangue periférico. A biópsia do linfonodo e/ou da medula óssea pode ser necessária para o diagnóstico se a imunofenotipagem não for conclusiva para o diagnóstico.

Existem várias opções de tratamento para a LLC, mas nem todos os pacientes requerem tratamento ao diagnóstico. Novas drogas aprovadas para o tratamento da LLC estão melhorando drasticamente o prognóstico dessa doença, como a quimioimunoterapia com o anticorpo monoclonal anti-CD20, os inibidores da tirosina quinase de Bruton (BTK) e o inibidor de BCL2 (venetoclax). O tratamento é indicado de acordo com o estadiamento da doença e os sintomas apresentados pelo paciente. Pacientes com doença avançada e os pacientes sintomáticos se beneficiam com início da terapia.

Excepcionalmente, a LLC progride para uma forma mais grave. Ela pode evoluir para a que chamamos de “Transformação Richter”.

As alterações genéticas são importantes e definem o risco de maior recaída da doença.

A indicação do transplante de medula óssea alogênico (TMO) acontece em alguns casos específicos como várias recaídas, recaída muito precoce ou paciente adulto jovem com alteração citogenética não responsiva aos regimes de tratamento disponíveis no momento. O paciente com LLC pode viver muito tempo em remissão da doença, mas a cura acontecerá somente com o transplante de medula óssea alogênico (TMO) ou transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH).

 

 

Texto elaborado pela Dra. Jamilla Neves Cavalcante, Médica Hematologista Especialista em Transplante de Medula Óssea da Equipe BIO SANA'S de Hematologia e Transplantes de Células Tronco Hematopoiéticas da Rede DASA

 

Bibliografia:

Hallek M, et al. Chronic lymphocytic leukaemia. The lancet, 2018.

Eichhorst B, et al. Chronic lymphocytic leukaemia: ESMO clinical practice guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. Annals of oncology, 2021; 32:23-33.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo