Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

O papel do podólogo no tratamento das leucemias

O papel do podólogo no tratamento das leucemias
O papel do podólogo no tratamento das leucemias

A podologia é a área da saúde que cuida especificamente da sáude dos pés.

Cabe ao podólogo intervir nos calos, calosidades, onicocriptose (unha encravada), fissuras, correções ungueais, propiciando o alívio da dor, mas também atuar na melhora do aspecto das unhas.  No caso de onicomicoses, o podólogo auxilia a equipe médica e de enfermagem na sua detecção precoce, no controle e tratamento destas doenças ungueais, mas principalmente, na orientação sobre cuidados de higiene e prevenção à recidiva deste quadro. Nossa preocupação não se limita a estética mas a saúde dos pés e a prevenção de complicações e patologias.

Diversas afecções afetam os pés no ciclo da vida, podendo ocorrer desde a primeira infância, passando pela juventude e fase adulta, quando ocorre uma maior atividade física e laboral, até o envelhecimento – quando doenças crônicas e degenerativas podem gerar importantes alterações e complicações. Manter a saúde e o conforto dos pés, através do cuidado profilático simples e frequente é fundamental.

Qualquer alteração nos pés, mesmo que pequena, afeta sua funcionalidade, prejudicando a mobilidade, o que para um paciente imunocomprometido, pode gerar lesões e situações de risco de complicações infeciosas graves. Por isso, é de suma importância que se dê atenção a promoção do bem-estar e o cuidado com a saúde dos pés, especialmente para estes pacientes. 

O podólogo têm por finalidade contribuir para que isso ocorra, utilizando-se de técnicas efetivas e especializadas, direcionas individualmente, trazendo novos tratamentos e tecnologias que contribuam para a melhora da saúde e do bem-estar do paciente.

Uma avaliação rigorosa da integridade dos pés é fundamental antes do início de tratamento quimioterápico nos pacientes com leucemia ou uso de outros medicamentos que causam imunossupressão. Esta medida pode afastar possíveis “portas de entrada” de processos infecciosos bacterianos e fúngicos, o que nestes pacientes, pode trazer graves consequências.

Trabalhando na BIO SANA’S, atuo em uma equipe multidisciplinar onde conto com o apoio de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionista.

Trabalhamos de forma integrada, mantendo um alinhamento nas condutas, cada um respeitando o seu limite de atuação, com o objetivo de proporcionar um cuidado seguro ao nosso paciente, evitando reduzir complicações e proporcionado uma melhora na sua qualidade de vida.

“Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito”.

 

Referência Bibliográfica: Livro Podologia: técnicas e especializações podológicas 2ª edição - Ed.Senac.

Texto elaborado por Alessandra Pinheiro, Podóloga da Equipe da BIO SANA’S de Hematologia / Transplante de Medula Óssea e Enfermagem Dermatológica.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo