Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia: Quando o Pediatra suspeita de Leucemia?

Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia:  Quando o Pediatra suspeita de Leucemia?
Fevereiro Laranja - Dando continuidade à Conscientização sobre a Leucemia:  Quando o Pediatra suspeita de Leucemia?

Alterações clínicas que fazem o pediatra pensar em Leucemias

Muito comum as mães trazerem crianças ao consultório do pediatra com dores ósseas. A dor de crescimento é o diagnóstico de exclusão, no entanto cabe ao pediatra afastar uma série de outras patologias. O pediatra sempre irá coletar informações da possibilidade de febre, formação de Hematomas, sangramento gengival e etc.

No exame físico será de fundamental importância a verificação de linfonodos (ínguas) e a checagem se estes linfonodos são dolorosos ou não. Muitas vezes estas crianças chegam apenas com palidez cutânea mucosa denotando anemia. Há necessidade também de verificarmos no exame físico se há sinais de sangramento e se o baço esta aumentado ou não. As dores ósseas no curso de leucemias são geralmente mais acentuadas durante noite. Durante o exame o pediatra deverá realizar, leve compressão no osso do esterno e tíbia e verificar se a dor aumenta.

Em caso de alguns destes sintomas devemos coletar um exame simples conhecido como hemograma e o DHL, são exames que normalmente se alteram num curso de leucemias. Os leucócitos poderão estar muito altos, mas em algumas situações estão muito baixos, poderemos observar anemia e alterações no número de plaquetas.

Em alguns casos podemos observar o aparecimento de uma célula imatura chamada Blastos, mas muitas vezes eles não aparecem. O DHL é uma enzima hepática cujo o aumento poderá estar relacionado com neoplasias muitas vezes a leucemia. O pediatra também deve estar atento para paciente que apresentam crises convulsivas sem história previa de epilepsia. Algumas destas leucemias podem infiltrar o sistema nervoso central e desencadear o processo de crise convulsiva.

Caso o Pediatra suspeite de leucemia o paciente deverá ser encaminhado imediatamente para um serviço que haja oncopediatria para que exames mais específicos possam ser realizados (mielograma, imunofenotipagem de medula óssea, carótipo e/ou estudo de biologia molecular) e o diagnóstico ser feito o mais breve possível, pois o início rápido do tratamento implicará nos melhores resultados.

Texto elaborado por Lucas Augusto Monetta Silva, médico pediatra da equipe de Hematologia e Transplante de medula óssea da BIO SANA’S e rede Dasa.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo