Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

A importância do Farmacêutico no tratamento dos pacientes com Leucemia

A importância do Farmacêutico no tratamento dos pacientes com Leucemia
A importância do Farmacêutico no tratamento dos pacientes com Leucemia

Os profissionais farmacêuticos são fundamentais para o desenvolvimento e sucesso dos tratamentos de leucemias, auxiliando os pacientes na adesão ao tratamento, fornecendo informações sobre efeitos medicamentosos, efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas, fornecendo soluções mais completas e contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

O farmacêutico clínico atua na promoção da saúde centrada no paciente, com o objetivo de otimizar a terapia medicamentosa, promover a cura e/ou prevenção de doenças, prevenindo e monitorando eventos adversos. Minimizar os custos de tratamento do paciente também é um dos objetivos da farmácia clínica.

Nos serviços da farmácia, trabalhamos a prevenção e detecção de RAMs (reações adversas medicamentosas), bem como a sua notificação à vigilância sanitária. Fornecer serviços de farmácia clínica necessários e melhorar a equipe de farmacêuticos clínicos para reduzir a incidência de reações adversas a medicamentos em pacientes hospitalizados. O envolvimento dos farmacêuticos na coordenação da medicação e no aconselhamento pós-alta também pode ter um impacto positivo.

As Intervenções farmacêuticas junto aos prescritores em condições coexistentes, como interações medicamentosas e diferenças entre prescrições domiciliares e hospitalares são fundamentais para o tratamento. O farmacêutico deve estar envolvido em todas as atividades que envolvem medicamentos, desde o fornecimento até cada fase constituinte, incluindo armazenamento, controle de qualidade, segurança e eficácia, acompanhamento, avaliação de uso, obtenção e divulgação de informações sobre medicamentos para garantir seu uso adequado.

Segundo a Associação Americana de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, a farmácia clínica é uma prática farmacêutica, definida como "a ciência da saúde cuja responsabilidade é garantir que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado, por meio da aplicação de conhecimentos e funções relevantes ao cuidado do paciente, exigindo, portanto, educação especializada e interpretação de dados, motivação do paciente e interação multidisciplinar’’.

 

Texto elaborado por Júlio Cesar Martins Iannetta Junior, Farmacêutico da Clínica BIO SANA’S de Hematologia, Transplante de Medula Óssea e Enfermagem Dermatológica.

 

Referências bibliográficas

NOVAES, MRCG. [et al] Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – Sbrafh. São Paulo: Ateliê Vide o Verso, 2009.

HONÓRIO, RPP & CAETANO, JA. Elaboração de um protocolo de assistência de enfermagem ao paciente hematológico: relato de experiência. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(1):188-93.

LEAPE. L. L. [et al] Pharmacist Participation on Physician Rounds and Adverse Drug Events in the Intensive Care Unit. JAMA. v.282, n.3, p:267-270, 1999

 

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo