Doenças digestivas

Doenças digestivas

Uma alimentação equilibrada, saudável, rica em nutrientes e fibras é essencial para prevenção e tratamento de problemas gastrointestinais. 

Normalmente associamos problemas digestivos ao estômago ou ao intestino, mas o sistema digestório conta com diversos órgãos que trabalham em conjunto para extrair o máximo de nutrientes dos alimentos, e garantir a absorção de todos os nutrientes importantes para nosso organismo.

Problemas no sistema digestório podem trazer uma variedade de sintomas como: queimação estomacal, azia, dor ou cólicas no abdômen, náuseas, vômitos, perda de peso, entre outros. Evidente que em alguns momentos de exagero na alimentação algum sintoma pode ocorrer, no entanto, a repetição das manifestações acima, requer acompanhamento médico.

Neste tratamento, também é imprescindível que o paciente seja acompanhado por um nutricionista. É este profissional que fará um plano alimentar considerando os alimentos que são benéficos para a saúde do aparelho digestivo, como as frutas, legumes, verduras, oleaginosas e alimentos fermentados. 

Há também a orientação quanto aos alimentos que devem ser evitados, como: frituras, processados e carnes gordurosas que contribuem para o refluxo, azia e queimação. 

A terapia nutricional é fundamental para prevenção e tratamento dos sintomas.

Aguarde...