Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199

Transplante de medula óssea

Imagem Transplante de medula óssea

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é atualmente chamado de Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) e consiste em um tratamento complexo, onde uma medula saudável é colocada no paciente que encontra-se com a sua produção celular alterada, seja ela ocasionada por doença maligna ou benigna.

Geralmente o Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado para curar doenças como leucemias, linfomas, anemia aplástica, entre outras ou promover um controle mais prolongado de outras doenças, como o mieloma múltiplo. A decisão pelo TMO dependerá da avaliação do seu médico, da resposta aos tratamentos já realizados e a identificação de risco de sua doença através de uma série de exames.

Para entender o Transplante de Medula Óssea (TMO), as suas vantagens e os seus riscos, devemos saber que a medula óssea é responsável por produzir as células do sangue como os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, estas células são muito importantes pois exercem a função de defesa do organismo, transporte de oxigênio pelo corpo e realizam os processos de coagulação, respectivamente.

Toda célula madura possui uma célula progenitora, também chamada de célula-mãe ou de célula tronco hematopoiética. Estas células existem em pequenos números no sangue e em maior quantidade na medula óssea que é o tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”. Este local pode ser comparado a uma fábrica que produz e renova as milhares de células do sangue todos os dias.

Tipos de Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)

O Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é a transferência de células-tronco do sangue do doador para o paciente. Essas células serão responsáveis pela produção de sangue novo no paciente e poderá levar a cura definitiva de sua doença.

O doador para o Transplante de Medula Óssea (TMO) pode ser um familiar, uma pessoa desconhecida ou até você mesmo. Vamos entender melhor?

Dentre os tipos de Transplante de Medula Óssea (TMO) mais realizados atualmente, temos o transplante AUTÓLOGO e o ALOGÊNICO.

  • Transplante de medula óssea autólogo: Neste tipo de transplante paciente é seu próprio doador. Em algumas doenças hematológicas, o importante é utilizar quimioterapia em altas doses, entretanto, quando se utiliza essas doses elevadas, causamos a morte definitiva da medula óssea. Assim, no TMO autólogo, coletamos a medula saudável previamente e mantemos armazenada até o momento de devolvê-la ao paciente, após a realização do condicionamento. 

A escolha por este tipo de transplante vai depender da avaliação do seu médico e do tipo de doença diagnósticada. Não pode ser utilizada em todos os casos.

  • Transplante de medula óssea alogênico: Neste tipo de transplante as células-tronco hematopoiéticas são oriundas de outra pessoa que tenha compatibilidade total ou parcial. Esse doador pode ser alguém da sua família como irmãos, pai, mãe (aparentado) ou pode ser um doador voluntário não parente (não aparentado), cadastrado em um bancos de medula óssea como o REDOME/REREME.
  • Transplante de medula óssea haploidêntico: É um tipo de TMO alogênico em que o doador parente tem apenas metade da carga genética igual ao receptor, ou seja o doador é 50% compatível com você.

A escolha do melhor doador é feita através de um teste de compatibilidade que avalia o antígeno leucocitário humano o também chamado de HLA, que é o nosso "código de barras" de identificação da pessoa. É realizado um exame simples coletado do sangue do paciente e dos candidatos a doador .

O resultado deste exame pode mostrar qual é o grau de compatibilidade. Pode mostrar que você e seu doador são totalmente (100%) compatíveis ou existe a possibilidade de serem apenas (50%) compatíveis ou ainda, de serem distintos, ou seja, nenhuma compatibilidade.

Etapas do Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)

A primeira etapa do Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é a avaliação do seu médico hematologista transplantador quando a gravidade de sua doença e a indicação para realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO). O TMO é utilizado preferencialmente com intenção curativa (ex: leucemia agudas e crônicas e linfomas), porém em algumas situações (ex: mieloma múltiplo), pode ser usado com intenção de promover um maior controle da doença. Para cada caso, o médico irá indicar o melhor tipo de transplante, autólogo (da medula do próprio paciente) ou alogênico.

A segunda etapa é a fase de coleta de exames e avaliação clínica com equipe interdisciplinar. Neste momento será investigado se o paciente tem condições de realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO). Alguns exames que você deverá coletar é o HLA (caso seu médico escolha um transplante alogênico), exames laboratoriais para avaliar função renal, hepática, imunológica, pulmonar, cardíaca entre outros. Profissionais como dentista, nutricionista e psicólogo também são indispensáveis nesta fase de avaliação.

Terceira etapa é o momento da internação da passagem de um cateter venoso central em centro cirúrgico.

Quarta etapa é a do condicionamento.  Neste fase o paciente recebe quimioterapia e/ ou radioterapia para promover a destruição das células doentes e abrir espaço na medula óssea para receber as novas células. O condicionamento leva em média 1 até 10 dias para ser realizado e o paciente pode apresentar sintomas como náuseas, vômito, diarreia, constipação, mucosite e queda dos cabelos, entre outros.

A quinta etapa ocorre após o condicionamento seu corpo estará preparado para receber novas células. Estas células são preparadas e colocadas em uma bolsa e serão infundidas por uma via de cateter em seu corpo. Com o passar dos dias, as células infundidas vão migrando e se desenvolvendo no espaço medular situado dentro dos ossos. Depois de um período variável de tempo ocorre a “pega” ou enxertia da medula. Esse é o nome usado quando as células infundidas começam a ser identificadas no sangue periférico através do exame de hemograma.

Após o Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH)

Após o funcionamento da nova medula seu corpo começa a produzir novas células sanguíneas. De forma comparativa, sabemos que todo início de produção em uma ‘fábrica’ é lento sendo assim o número de células no sangue ainda pode ser baixo. Como as células do sangue nos protege de infecções, transportam oxigênio e realizam processos de coagulação. Neste momento o paciente fica frágil e pode apresentar algumas complicações como: infecções, sangramentos e fadiga.

Voltar ao Topo