Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199

Podologia

Imagem Podologia

O que é podologia?

Podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés, do ponto de vista da sua anatomia e patologia, diferentemente do serviço de pedicure, que é voltado para a abordagem estética dos pés e unhas dos pés.

 

Para quem é indicado o serviço /  tratamento de Podologia?

Todos podem usufruir dos benefícios da Podologia, em especial pessoas da terceira idade, profissionais que usam calçado social ou de segurança por um longo período, portadores de diabetes, portadores de deficiência física, obesos, grávidas, atletas etc.

 

Quais serviços / tratamentos a Podologia abrange?

A Podologia abrange, entre outros, os seguintes serviços / tratamentos:

  • Cortar adequadamente as unhas;
  • Limpar as pregas ungueais;
  • Examinar as plantas e os dedos, identificando patologias;
  • Higienizar todo o pé para combater fungos;
  • Cuidar de encravamentos;
  • Remover e cuidar de calos e calosidades;
  • Hidratar os pés, conforme a necessidade;
  • Estimular a circulação através de massagens, relaxando a estrutura muscular;
  • Aplicar órtese para correção da unha, se necessário;
  • Aplicar terapia fotodinâmica (tratamento de onicomicose);
  • Cuidar das alterações nos artelhos;
  • Cuidar da hidratação específica para pele do idoso;
  • Desbastar calosidades de úlceras sob monitoramento e orientação da enfermeira especialista;
  • Aplicar teste de sensibilidade.

 

Sou diabético. Que tipo de atenção devo ter em relação aos pés? A Podologia é indicada para o meu caso?

Pessoas com diabetes apresentam problemas circulatórios nas extremidades do corpo, particularmente nos pés e, devido à perda de sensibilidade desses membros, não percebem lesões ou infecções nessa região. 

Cerca de 25% das pessoas com diabetes acabam internadas exclusivamente por problemas nos pés, como lesões, infecções e deformações que não foram devidamente tratadas, daí a necessidade de atenção redobrada e acompanhamento regular com profissional especialista em Podologia para atendimento a pacientes diabéticos.

 

Existe diferença entre “pé diabético” e “pés de diabético”?

Sim: os pés de um portador de diabetes podem ainda não ter sido atingidos pela doença, mas um “pé diabético” já sofre as sequelas, apresentando problemas de insensibilidade, deformações e feridas sujeitas a gangrenar. Por isso, se você tem diabetes, é recomendável fazer da visita ao podólogo uma rotina.

O tratamento de pés diabéticos precisa ser realizado por profissional habilitado. Na BIO SANA’S, você pode contar com podologistas especializadas em “pé diabético” e “pés de diabético”.

 

O que é terapia fotodinâmica aplicada à podologia?

Quando falamos em terapia fotodinâmica relacionada à Podologia, estamos nos referindo a uma técnica que utiliza a irradiação da luz para tratar micoses e outras disfunções nas unhas. Uma substância fotossensibilizante é utilizada no local a ser tratado e, logo após, aplicado o laser ou LED, por meio de aparelho próprio, que já possui protocolos programados para cada tipo de tratamento.

Infecções causadas por fungos devem ser observadas com atenção, especialmente em diabéticos ou portadores do vírus HIV, devido à baixa imunidade desses pacientes.

 

O serviço / tratamento de Podologia é realizado apenas na BIO SANA’S?

Para seu conforto e comodidade, você pode contar também com o atendimento domiciliar para os serviços de especialistas nas áreas de podologia e podologia para pés diabéticos.

 

Quais outros serviços são oferecidos na modalidade atendimento domiciliar?

Para sua comodidade, a modalidade atendimento domiciliar conta também com os serviços de especialistas nas áreas de tratamento avançado de lesões da pele, fisioterapia, nutrição, laserterapia e terapia fotodinâmica.

 

                                                                                                

Voltar ao Topo