O que são e para que servem as plaquetas?
Plaquetas são elementos do sangue que se formam na medula óssea. Sua principal função é a formação de coágulos. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.
Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas em decorrência de alguma patologia, pela ação de quimioterapias, durante o transplante de medula óssea ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica.
Como é realizada a coleta de plaquetas?
Há duas formas de coleta de plaquetas: a habitual e por aférese.
Na coleta habitual, é retirada uma quantidade padrão de sangue: cerca de 450ml. Após a coleta, a bolsa de sangue é encaminhada para fracionamento em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado.
A aférese, palavra grega que significa separação, é o processo que permite separar plaquetas do sangue. Durante o processo de aférese, o sangue retirado da veia de um braço passa por um equipamento especial que retém cuidadosamente parte das plaquetas para ser devolvido, em seguida, à veia do mesmo braço.
O volume de plaquetas coletadas por meio de aférese é maior, beneficiando mais receptores e tornando a procura por doadores menos exaustiva.
Quais os requisitos para ser um doador de plaquetas?
Mais informações em: http://www.bssp.com.br/servicos/doacoesespeciais http://www.clubesanguebom.com.br/requisitos-para-doacao