A evolução da ciência e da tecnologia de alimentos tem demonstrado que a alimentação possui grande influência sobre a saúde do indivíduo e que uma dieta inadequada pode estar relacionada a manifestações de algumas patologias. O termo Alimentos Funcionais é decorrente desses estudos e pesquisas.
Alimentos Funcionais são aqueles que fazem parte da dieta comum e, além do fornecimento de nutrientes básicos, apresentam benefícios para o funcionamento metabólico e fisiológico, refletindo na saúde física e mental. Estão relacionados com a prevenção e redução do risco de algumas patologias, como anemias, e com a manutenção da saúde, o que impacta positivamente na cicatrização de feridas e na melhora do desempenho do sistema imunológico.
Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, e quanto aos benefícios que promovem:
Além de conhecer agentes funcionais e suas principais fontes (veja ilustração ao final desta matéria), é muito importante fazer as melhores associações entre os diversos alimentos para potencializar a absorção de vitaminas e minerais. Abordaremos este assunto em detalhes, em uma das próximas publicações, mas já destacamos a mais eficiente de todas as associações: hábitos alimentares adequados (consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras) e estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação na ingestão de álcool).
Lembre-se de buscar orientação com um nutricionista de sua confiança.
Autoria de: Vanessa Verginassi Sobral, nutricionista (CRN3 – 44728)
Nota explicativa:
Referências:
ANGELIS, R. C. Importância de alimentos vegetais na proteção da saúde: fisiologia da nutrição protetora e preventiva de enfermidades degenerativas. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2001. 295p.
ANJO, D. F. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. N. 3, v. 2, p. 145-54, 2004.
GARCIA, A. P. M. Alimentos funcionais: contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo: Ponto Crítico, n. 19, jun./set. 2004.
MORAES, F. P. et al., Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia Vol. 3(2), 109-122, 2006
VIZZOTTO, Márcia; KROLOW, Ana C.; TEIXEIRA, Fernanda C.. Alimentos Funcionais: Conceitos Básicos. Rio Grande do Sul: Embrapa Clima Temperado Pelotas, 2010.